Linha Shark

A vilania atribuída pelos meios de comunicação ao tubarão, em inglês shark, nada tem haver com a inspiração neste belíssimo espécime aquático. Preferimos observar sua força, estrutura e habilidade em se locomover e adaptar para desenvolver um produto tão versátil e robusto quanto seu inspirador.

Do conceito a realidade

A Linha Shark consiste em um sistema de condução de cabos aéreo ou subterrâneo com estrutura aramada em aço flexível.
O conceito trazido para o produto é de uma espinha dorsal de tubarão onde a robustez do arame se une com a propriedade da flexibilidade, como uma espinha, pode suportar cargas e ser modulado sem ferramentas. A união dessas “espinhas” se dá por um único componente de união, como uma vértebra cervical .
A fantástica adaptação deste animal em água doce ou salgada, também nos inspira em tornar o produto adaptável não somente na sua modularidade e flexibilidade, mas também em seu uso, tornando possível sua instalação aérea ou sob pisos elevados.


SEGURANÇA

Aberturas laterais desenvolvidas para facilitar o aterramento de toda a instalação da eletrocalha aramada

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

PRATICIDADE

Elimina o uso de acessórios e ferramentas especpificas. Reduzindo o custo e o tempo da instalação

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

DESIGN

Sua forma curva elimina o risco de acidentes com áreas cortantes. Necessita de apenas uma união por trecho reto

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

APRESENTAÇÃO

Organizador para cabos de dados e elétrica. Através de uma eletrocalha aramada padrão (vide desenho abaixo) o conceito “Sharkbone” possibilita todas as articulações necessárias, sem exceção, para a distribuição de cabos em escritórios, data centers, ambientes de telecomunicação, indústrias e petroquímicas.

A linha Sharkbone de eletrocalhas aramadas não necessita de ferramental especifico a não ser uma chave allen e um arco de serra para sua modelação. Basta dobrar o aramado no sentido desejado e fixar no local através de perfis 19x38 com vergalhões (aéreo) ou parafusos e buchas (piso elevado).

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

FACILIDADES

Diferentemente das eletrocalhas aramadas convencionais, o novo sistema não utiliza acessórios de derivação para mudança de sentido do cabeamento e isto faz da linha Sharkbone uma eletrocalha de baixo custo e rápida de se instalar. Qualquer mudança de projeto pode ser facilmente adaptada simplesmente refazendo as dobras na própria obra.

 

DESIGN

A linha Sharkbone foi desenhada inspirando-se na espinha de um peixe. Formas naturais encontradas na natureza quase sempre resultam em bons projetos. O tubarão é considerado o rei do mundo aquático tal como o leão no mundo terrestre. Nós, da Valemam, o escolhemos para representar nossa nova linha de aramados devido a sua característica de liderança, flexibilidade e agilidade no seu habitat.

 

SUPLLAY CHAIN

Empresas que trabalham constantemente com instalações de infra estrutura de cabeamento podem manter em estoque  a granel as “réguas” de Sharkbone sem necessidade de controlar acessórios específicos para cada obra. A possibilidade de instalação imediata sem precisar administrar compras específicas fazem do novo sistema um ótimo  aliado para nossos clientes, instaladores e desenvolvedores.

 
Taxa de ocupação
Equivalente as eletrocalhas aramadas convencionais 150x100 ou 300x50 mm
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

 

Sharkbone é um sistema inovador, pratico e econômico:

Com apenas dois elementos todo um sistema é formado: Trecho reto e Emenda Inspiração em movimentos que trazem economia. Todos os acessórios podem ser criados a partir de um trecho reto. Sem cortes, sem  soldas. Com o simples manuseio da calha, todas as derivações, inclusive com ângulos irregulares, podem ser formadas.

• Apenas uma emenda: O sistema convencional de eletrocalhas aramadas exige o uso de no  mínimo duas emendas.

• Possibilita a implantação do conceito Supply Chain. Com o conceito trazido pelo sistema  Sharkbone de dispensar a aquisição isolada de acessórios, as compras das eletrocalhas aramadas podem ser feitas no momento que a  empresa julgar adequado, armazenando as mesmas e disponibilizando-as conforme a  necessidade em obra.

 

 

A inteligência do sistema Sharkbone cria  um  modulo único e elimina problemas recorrentes na elaboração do memorial descritivo em obra.
Dispensando a quantificação de uma infinidade de acessórios.

• Característica autoportante: O formato da  eletrocalha Sharkbone permite que ela se equilibre sem auxilio de acessórios o que a torna um sistema muito prático para ser utilizado sob o piso elevado.

• Um sistema limpo: atualmente os sistemas convencionais de eletrocalhas aramadas possuem  cerca de 186 pontos de solda por trecho reto. Em contrapartida a Eletrocalha Sharkbone, apresenta  apenas 31 pontos de solda por trecho reto, eliminando riscos com áreas cortantes e oferecendo um modulo mais continuo e limpo.

SECÇÃO TRANSVERSAL

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

 


VÍDEOS

ELETROCALHA ARAMADA SHARKBONE

 

DERIVAÇÕES HORIZONTAIS DERIVAÇÕES VERTICAIS FIXAÇÕES

 

MONTAGEM

Passo 01  - Posicione o Sharkbone no solo e escolha a medida necessária a ser dobrada.

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

Passo 02 - Finalmente dobre o arame  central do Sharkbone no ângulo desejado

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

     

Passo 03 - Leve o módulo já dobrado no local a ser implantado.

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

Passo 04 - Faça o mesmo com as demais estruturas posicionando-as no local desejado.

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

 

 

Passo 05 - Posicione a emenda tubular e com ajuda da chave allen aperte os parafusos de fixação existentes no acessório. Para que você não tenha que prever itens em obra, a Valemam disponibiliza no Kit de fixação a chave allen para aperto das emendas.

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

MENU DE OPÇÕES

Derivação horizontal em “X”

 

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Cruzeta horizontal
Derivação da rede de
cabeamento para dois
sentidos de lados opostos.
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone
Derivações horizontal em “T” Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Formação duplo “T” horizontal
Derivação dupla da rede de
cabeamento.
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone
Derivação horizontal em “T” Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Formação em “T” horizontal
Derivação simples da rede de
cabeamento.
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone
Derivação horizontal 2 vias Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Formação para
curvas horizontais

Curvas simultâneas da
rede de cabeamento
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone
Derivação vertical Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Formação para
curvas verticais

Curvas da rede de
cabeamento no sentido
vertical.
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

a) Emenda Rápida

 

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

Como emendar o Sharkbone?
Ampliações sem solda são
o ponto forte do Sharkbone.
Basta apertar 2 parafusos allen e a emenda estará finalizada.  Ampliações, extensões e aumentos das eletrocalhas Sharkbone são realizadas em segundos na obra.

 

 

  Eletrocalha-Aramada-Sharkbone  

b) Rastreabilidade

 

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

Lote de fabricação
Todas as eletrocalhas Sharkbone são identificadas com a marca Valemam e com seu número serial. Este número garante a rastreabilidade do produto em casos de troca ou validação da garantia.

 

 

    Eletrocalha-Aramada-Sharkbone   Neste sistema não há limite de ângulos nas derivações dando maior liberdade eflexibilidade para instalação.

 

RESISTÊNCIA MECÂNICA

As eletrocalhas Sharkbone atuam como apoio para cabos de forma eficaz e com grande durabilidade. O desempenho mecânico foi testado internamente  com simulações de cargas possíveis.

Segurança: Em caso de sobrecarga crítica uma estrutura de malha comporta-se como uma maca. O Sharkbone é concebido apenas para apoio de cabos. Em nenhuma circunstancia deve ser utilizado como uma passarela ou andaime.

Intervalo máximo recomendável: Para obter bons resultados os intervalos máximos de apoio são limitados, tendo os suportes posicionados a cada 1,5  Metros. Quanto às uniões estarão sempre a 0,5 m de um suporte. Esta configuração está associada à qualidade e penetração da soldagem do aramado. A linha Sharkbone foi desenhada e testada para fornecer altos níveis de desempenho mecânico e elétrico. Para maximizar o desempenho, siga as  recomendações ao lado deste guia de instalação.

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone
 

 

APLICAÇÕES E ACABAMENTOS

Acabamentos e Tratamentos de Superfície
Uma corrosão fora de controle é um problema recorrente de todas as aplicações metálicas e pode levar à redução de desempenho da vida-útil da instalação. As eletrocalhas são normalmente expostas à corrosão atmosférica. O ambiente em que se encontra a eletrocalha é um critério preponderante para a escolha do tratamento da superfície ou do tipo de aço. A corrosão atmosférica que afeta metais envolve uma reação química entre o ferro encontrado no aço e o oxigênio do ar ou água (umidade condensada, chuva ou spray). A reação produz o composto químico Fe(OH)3, normalmente conhecido como ferrugem.

 

Corrosão Galvânica
Corrosão é o resultado de um fenômeno eletroquímico causado pela diferença de potencial entre metais diferentes, ou entre um metal e suas impurezas quando ligados eletricamente. É importante lembrar que este fenômeno lhe garante assegurar a escolha dos melhores suportes fixadores e terminais de aterramento, isso também vai assegurar que o tratamento das superfícies seja compatível.


 

 

Galvanização eletrolítica
A eletrocalha,  fabricada a partir de fios de aço bruto, e  submetida a uma decapagem e depois a uma imersão num eletrolítico contendo zinco. A passagem de uma corrente elétrica provoca um deposito de zinco. Obtem-se um aspecto liso, de cor cinzenta ligeiramente azulada, mais ou menos brilhante segundo o teor pH do banho eletrolítico utilizado. A cor e o brilho não tem nenhum efeito negativo.

Pintura Epoxi
A tinta à base de resinas é aplicada sobre a eletrocalha por pulverização eletrostática e depois cozida em forno. Todas as cores RAL estão disponíveis. Utilizada essencialmente por razões estéticas e para ajudar a identificar rotas de cabos, a resina epóxi apresenta uma boa resistência à corrosão.

Aço inoxidável
Em ambientes particularmente agressivos o aço inoxidável é mais eficiente. A linha Sharkbone usa o aço inox 304 devido aos elevados níveis de resistências à corrosão. Oferece boa resistência à corrosão de água em ambientes normais e em áreas que precisam elevar o seu nível de proteção (plataformas marítimas e industrias alimentícias).

 

Recomendável Ambiente
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone    Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Instalação interna, ambiente normal
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone    Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Instalação externa, ambiente urbano
 Eletrocalha-Aramada-Sharkbone   Indústrias químicas, explosivos de nitrato, fotografia, decoração
 Eletrocalha-Aramada-Sharkbone   Ambiente marinho, áspero, sulfuroso (fraca concentração)
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone   Ambientes ácidos ou alcalinos
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone   Ambiente de produção de alimentos
Eletrocalha-Aramada-Sharkbone   Ambiente halogênico

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

Sharkbone Pintura Eletrostática

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

Sharkbone Aço Inoxidável 304L

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

Sharkbone Galvanização Eletrolítica

APLICAÇÕES

A utilização de eletrocalhas aramadas para gerenciamento de cabos possui proporções maiores na Europa e América do Norte. Sua grande vantagem é o fato de possuir uma estrutura aramada mais leve e capaz de proporcionar ventilação e maior limpeza para toda instalação, aumentando desta forma o nível de segurança.

A Linha Aramada Sharkbone é o resultado de 12 meses de pesquisas e ensaios, onde o resultado final é uma solução simples, inteligente e extremamente prática. Eletrocalhas aramadas são soluções limpas e que permitem maior ventilação. Evitando problemas com aquecimento de cabos, facilitando também a manutenção, por ser uma estrutura aberta.

Com uma experiência de 20 anos atuando no desenvolvimento de soluções de canais para fios e cabos, a Valemam dedicou-se em oferecer ao mercado uma solução única e facilitadora para o mercado nacional: Eletrocalha Aramada Sharkbone Esta solução atende diversos setores da construção civil e esta disponível direto da fabrica ou pelos seus distribuidores.

Setor terciário

• Hospitais
• Shopping Centers
• Escritórios / Hotéis
• Data Centers / Centros de Tecnologia
• Museus
• Escolas / Universidades

Infraestrutura

• Aeroportos
• Estações
• Túneis
• Pontes
• Estádios
• Telecomunicações

Indústria pesada

• Minas / Pedreira
• Siderúrgicas
• Cimento
• Petroquímicas
• Petróleo e gás
• Geração de energia

Indústrias de processamento

• Indústria alimentícia
• Químicas / Farmacêuticas
• Automotiva / Equipamentos
• Vidro / Madeira / Têxtil / Papel
• Água e tratamento de resíduos
• Navios / Plataformas


 CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS  

 

Compatibilidade eletromagnética

O campo magnético terrestre é de origem natural e causa interferência em sistemas elétricos de potência pela influência de sua força. A interferência eletromagnética (EMI) é emitida por uma fonte que polui uma vítima e transmitida por um processo conhecido como união. Um problema de Compatibilidade Eletromagnética aparece apenas quando os três agentes: fonte, união e vítima estão reunidas. Obter uma boa CEM consiste simplesmente em diminuir a influência de um destes três agentes. Eletrocalhas metálicas com excelente continuidade elétrica integrada à rede equipotencial de aterramento da instalação diminuem o impacto da união e participam assim numa boa Compatibilidade eletromagnética da instalação elétrica.

 

Solução aramada Sharkbone

• A facilidade de união da  estrutura metálica e o fato de não utilizar acessórios para curvas ou mudanças de nível garantem uma excelente continuidade elétrica.


• Sua estrutura aberta diminui os fenômenos de diafonia e facilita o controle da distância de separação dos cabos por inspeção visual.

 

 

 

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Eletrocalha-Aramada-Sharkbone
Telefone celular
Relâmpagos
Moduladores de frequência
Cabos de energia
      Sistemas de TI
Dispositivos
cabos de dados

 

Regras Fundamentais

Lembre-se da importância de manter cabos de dados e de energia separados.

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

Assegure-se que cabos de diferentes tipos cruzem em ângulos retos

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

 

Assegure-se que a continuidade elétrica está preservada: use eletrocalhas metálicas e uniões

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

Conecte as eletrocalhas à rede de aterramento (a cada 15-20 metros).

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

 Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

 

Continuidade Elétrica

É muito importante que as instalações assegurem a continuidade elétrica para garantir uma perfeita compatibilidade eletromagnética no sistema.

Cada sistema caracteriza-se pela sua resistência R.
Se R = 0 Ω, o sistema é um condutor perfeito. Se R é infinita, o sistema é um isolante perfeito.
Quanto menor a resistência de um sistema, melhor será sua continuidade elétrica. A continuidade elétrica de um sistema é sua capacidade de conduzir corrente elétrica.

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

Importância da continuidade elétrica

Colocar o mesmo potencial elétrico em cada elemento das eletrocalhas permite evitar as eventuais correntes de fuga e portanto contribui para a correta Compatibilidade Eletromagnética de uma instalação dissipando correntes de ruído gerado pela interferência.
A estrutura metálica do Sharkbone absorve uma parte da interferência eletromagnética e a transforma em corrente de ruído.

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

Aterramento

Aterrar uma instalação é fundamental para a segurança das pessoas e dos bens materiais. As extremidades da eletrocalha aramada Sharkbone proporcionam uma guia de formato arredondado para melhor acomodação da fiação que fará o aterramento. A finalidade de um aterramento é permitir que quaisquer picos de eletricidade sejam diretamente encaminhados para o chão bem longe de instalações elétricas, de modo que sejam absorvidos sem maiores danos, garantindo a segurança das pessoas e dos bens. Todo circuito elétrico formado pela eletrocalha Sharkbone deve ser conectado de modo a remover qualquer corrente de fuga ou de ruído que possam surgir.

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 


QUALIFICAÇÕES

Porque optar pela Linha Shark ? Quais as vantagens ?
• Menor tempo de instalação;
• Elimina o uso de acessórios;
• Elimina o uso de ferramentas evitando a capacitação de profissionais para corte de peças;
• Design Único com patente requerida. As extremidades arredondadas elimina o risco de cortes no cabeamento;
• Utiliza uma única emenda linear para fixação;
• Quase não há pontos de solda no trecho reto;
• Estrutura autoportante, o que permite flexibilidade nas mudanças de direção do cabeamento;
• Aberturas laterais desenvolvidas para facilitar o aterramento de toda instalação;
• A modularidade das peças proporcionam facilidade de armazenamento e redução do custo de transporte;
• Acabamentos: Galvanização Eletrolitica e/ou Pintura Eletrostática;
• Lacres individuais com número de série e logotipo do fabricante garantindo a qualidade do produto e rastreabilidade de cada peça.
 

A Valemam investe em desenvolvimento e  tecnologias que permitem cada vez mais criar soluções inteligentes, modulares e com uso racional dos recursos naturais.

Produto
• Aço 100% recicláveis
• Redução do uso de matéria prima aplicada a engenharia do produto
• Redução em 80% do uso de solda
• Garantia de tratamento das superfícies e acabamento das peças

Certificação
• Melhoria contínua do processo de desenvolvimento – ISO 9001
• Membro ativo da Green Building Council Brasil, a Valemam busca assegurar seu importante papel na adoção de práticas sustentáveis.

 

 

Eletrocalha-Aramada-Sharkbone

 

 

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO

VALEMAM Perfis Metálicos

Rua Com. Pinotti Gambá, 74 - Rudge Ramos - CEP: 09620-040
São Bernardo do Campo / SP
Tel.: (11) 3382-8222 - E-mail: vendas@valemam.com.br

© 2013 . VALEMAM PERFIS METÁLICOS
tml>